Gerenciamento de tempo: estratégias para vencer a procrastinação e organizar um rotina sustentável


No início da quarentena, abordamos o tema procrastinação e hoje, com a flexibilização do isolamento, gostaria de apresentar algumas ferramentas que irão te ajudar a gerenciar o seu tempo, possibilitando o equilíbrio dos pilares de sua vida, mantendo uma rotina realmente sustentável, diferente destas vendidas nos livros de autoajuda.


Gestão do tempo, ou gerenciamento do tempo, basicamente é a prática de administrar o tempo disponível para cumprimento do que é necessário. Sabe aquele provérbio chinês? “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.”


Este novo normal que vem sendo comercializado, tem imposto uma grande responsabilidade sob os nossos ombros, não é mesmo? Então, como lidar com os compromissos profissionais, estudar em busca dos nossos sonhos e ainda ter uma vida social/familiar? Te respondo: com organização.


Mas é necessário entender não existe uma fórmula mágica e que aqui não venho trazer uma receita que irá potencializar sua produtividade e, com uma só palavra, você se torna uma super-heroína faz tudo. Não, esse não é meu papel.


Sabemos que ao nosso povo sempre foi romantizado uma sobrecarga de trabalhos, colocando isto como nossa principal qualidade, mas nos últimos tempos temos tomado à consciência sobre as nossas fragilidades.


Então, o que venho apresentar são ferramentas que poderão te ajudar a organizar seu tempo de maneira que você tenha uma rotina sustentável, que você entenda que trabalhar é extremamente necessário, mas também que é necessário comer e ter um tempo com os seus. Sem mais, vamos a lista:


Organização em quadro de tarefas

É a forma mais prática e acessível para organizar a semana, sendo uma ótima alternativa para aquelas pessoas que são autônomas. Porém, há técnicas que facilitam e aperfeiçoam suas funções, como a técnica 5W2H, que é a mais conhecida e trata de cinco perguntas que, ao serem respondidas, facilitará a organização de sua semana:

1- O que será feito?

2 - Por que será feito?

3- Onde será feito?

4- Quando deverá ser feito?

5- Por quem será feito?


Matriz de gerenciamento de tempo

É uma ferramenta visual que ajuda a priorizar e administrar as horas do dia de acordo com o que realmente importa, ela também é conhecida como Matriz de Eisenhower.

URGENTE: são as atividades com um curto prazo.