• Gabriela Tanabe

I TALK de Direito Antidiscriminatório é realizado em Recife/PE


Luana Cruz

Na última segunda-feira (25), aconteceu o I TALK de Direito Antidiscriminatório do país, na OAB Pernambuco. Organizado pela Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE e pelo coletivo ABAYOMI Juristas Negras, o evento contou com palestras, apresentações culturais e exposições de produtos de afroempreendedoras.


Os talks foram conduzidos por advogadas e professoras negras que compartilharam suas histórias de superação e sucesso em um sistema estrutural racista. “Diante de uma política de invisibilidade que vem sendo retomada no país, é importante organizar e participar de eventos como esse, para que possamos ter voz para empoderar e firmar nossas convicções quanto população negra”, explica Dra. Elen Patrícia, advogada e integrante do coletivo ABAYOMI.


A OAB, conhecida como “Casa da Cidadania”, foi essencial para a realização deste evento, visto a importância de ter profissionais dispostos e engajados para lutar pelos direitos da população negra. “Ter advogadas negras ocupando esse espaço, possibilita que possamos acreditar e confiar que existe uma rede de poder e cuidado se tecendo ao redor das lutas negras desse país” cita Ingrid Farias, licenciada em Ciências Biológicas.


Luana Cruz

Além dos talks, os participantes puderam presenciar as apresentações do violinista Isaque 7 cordas, da cantora Brela Alves, do Mestre Morcego e os capoeiristas da COMPAZ Ferreira, do grupo Los Capibas, das dançarinas Raquel e Briê Santos, além do Afoxé Omolu Pa Kérù Awo. Também havia exposição dos produtos da Zarina Moda Afro, Aflorar Modas, Retalhos dos Sonhos, Mianzi, Malakai Artes e Aya Moda Étnica.


“É de suma importância a realização de eventos que tratem da temática, tendo em vista que o racismo é estrutural e um problema coletivo e não individual. No tocante as atrações culturais e as afroempreendedoras, elas abrilhantaram ainda mais o evento deixando evidenciado o acervo de potencialidades da nossa raça” comenta Dra. Patrícia Oliveira, advogada e membra do coletivo.


Luana Cruz

Assessoria de Comunicação ABAYOMI Juristas Negras

6 visualizações
contato
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© 2020 por ABAYOMI Juristas Negras. Fotos de Luana Cruz (@luanacruzfoto).
Criado orgulhosamente com Wix.com