top of page

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO E QUESTÕES

Sobre as questões, é importante saber que elas são pilar fundamental do método de estudos. A prática por questões é essencial em nossa preparação, além de ser um método eficiente de aplicação dos conhecimentos, a resolução de exercícios ajuda a identificar quais conteúdos são recorrentes e têm mais chances de serem cobrados novamente – logo, você acaba prestando mais atenção e retendo melhor a informação.


Devemos fazer questões nas plataformas, de provas anteriores e em diferentes momentos do estudo. Enquanto nas questões logo após o estudo do conteúdo (fixação), se houve a compreensão do que foi estudado, espera-se um alto rendimento (80 a 100%), nas questões de consolidação, que fazemos um tempo após estudar o conteúdo, há uma redução esperada nesse desempenho (se não há revisão). Por isso, quando a

resolução sistemática de questões está aliada à revisão periódica, temos uma estratégia eficiente de melhora no desempenho.


NÍVEIS DE EXERCÍCIOS NA PREPARAÇÃO


Entender os diferentes níveis de questões ajuda a avaliar adequadamente os resultados obtidos durante nosso processo de estudo. É claro que exercícios de fixação têm um % de acertos mais alto, por isso eles são um parâmetro em relação ao entendimento imediato. A partir do nível de consolidação temos resultados mais próximos ao que acontece na prova e a frequência de revisões e de novos momentos de aplicação ajudam a melhorar esse percentual e reproduzi-lo no dia da prova.


Nesse sentido, nosso método de estudos engloba necessariamente a resolução de muitas questões e o estudo das respostas (especialmente dos erros), associado da complementação do material de revisão a partir do aprendizado com essas questões. Todo erro evidencia uma lacuna de aprendizagem e precisamos aprender a identificar essas lacunas para corrigi-las antes do dia da prova.


Destaque-se que a concentração durante a resolução de questões é essencial em nosso processo de estudos. Não podemos fazer as questões no piloto automático ou sem atenção. Pouco adianta responder muitas questões e errar por falta de atenção. É importante ler, entender o que está sendo perguntado e avaliar o quanto você estudou e sabe daquele conteúdo. Atenção durante o estudo e auto-observação do quanto sabemos de cada tema são ferramentas para alimentar sua autoconfiança em situação de prova.


Perceba que as questões são uma estratégia de repetir para o cérebro de maneira ativa o que precisa ser memorizado e o que é mais relevante e tem maior recorrência em provas. Assim, lembre-se que uma das etapas mais importantes da prática por questões é a correção, faça uma correção investigativa de modo a aprender os itens que tiver errado ou geraram dúvida. Ao terminar um assunto, faça questões. Sempre que errar uma questão ou tiver dúvidas a partir de uma questão, utilize esse conteúdo de maneira a complementar o seu material de revisão para reforçá-los durante as revisões.


Assim, sistematicamente precisamos parar, fazer questões dos temas já estudados e avaliar nosso rendimento. Esse rendimento é uma previsão do seu desempenho em prova. Ademais, precisamos fazer simulados, como se provas fossem, para nos preparar para o ambiente hostil que é o dia da prova.


Em nossas metas, toda sessão de estudos contemplará algumas questões (fixação), sempre que possível, você pode e deve complementar o tempo de estudo com mais questões e mais a frente teremos previsão de sessões exclusivas para a resolução de questões. Sempre que as metas indicarem turnos exclusivos para fazer questões, esse turno deve ser reservado para prática por questões, considerando todos os temas estudados até então – cumulativo.


Sobre as questões e métodos de análise dos resultados obtidos, resolver questões ajuda exercitar o cérebro, amplificando a capacidade de memorização. Neste macro estímulo utilizamos mais o hemisfério esquerdo do cérebro, que é caracterizado por ter áreas responsáveis pelo raciocínio lógico, fala, matemática. Por isso, o contato prático com a matéria estudada é essencial no estudo para concursos, é um jeito de aplicar o conhecimento e melhorar a retenção do conteúdo.


COMO RESOLVER QUESTÔES



Gostou desta dica? Dia 20/07 às 10:07 estaremos divulgando mais dicas para que você posssa habilitar no ENAM. Tem interesse? Segue o link para inscrição: https://abayomijuristasnegras.engaged.com.br/checkout/webnario-mada-and-enam-habilite-se-com-a-abayomi/webnario-mada-and-enam/inscricao/inscreva-se

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page