top of page

Ramon Ferreira conquista sua aprovação na OAB, por meio do método ABAYOMI.

Confira o depoimento do aluno, após ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.




"Não é fácil viver a vida quando não se tem um prefácio que sirva de base para buscar os caminhos da Vitória, da sabedoria e do sucesso.

Minha família sempre lutou muito para que nunca me faltasse

o básico e o melhor. Me prepararam para ser um homem de caráter, batalhador, humilde e vitorioso.

Apesar de tanto apoio, a minha forte mente, diante das adversidades e aprendizados que temos no nosso caminhar, vacilou e me deixou à mercê dos meus próprios medos e minhas inseguranças, fazendo-me esquecer do Leão que sempre fui e sou, até mesmo da minha força interior que tanto me salvou na vida. Porém, mais vale caminhar com fé, mesmo que às cegas, do que simplesmente ver sem enxergar a fé que carrega.

Não desistir da fé e nem de si próprio é o que faz a vitória ter sabor. Quanto mais árdua a batalha, mais doce e leve será a vitória. Eis que ela sorriu, mais uma vez, para mim.

Hoje, aprovado no exame XXX da OAB, vejo que a luz do fim do túnel está ao meu redor, não mais no fim. Cheguei lá. Luz essa que não me permitiu sucumbir diante da loucura, nem ter medo das vozes que ouvia quase todas as noites antes de dormir, durante um ano inteiro. Luz esta que não permitiu ficar no chão e vencer meus medos, resgatando o Rei que habita dentro de mim. Eis-me aqui: Um Leão faminto e louco para conquistar e construir meu reino.

Primeiramente Deus, em seguida a família. Porém, devo salientar a forma de estudo abordado pelo grupo ABAYOMI Juristas Negras, norteado pela grande Chiara Ramos, que me apresentou um novo olhar para os estudos de concurso.

Tudo parte do fim, não do começo. Fazer provas para saber o que errou e encabeçar os estudos observando os pontos falhos. Desta forma, as outras provas adiante mostrarão se houve ou não pontos de melhoria.

Trata-se de um método paulatino, mas com bastante eficácia. É uma construção de disciplina, de empoderamento e crescimento, tanto como pessoa, quanto estudante que se prepara para o futuro. A persistência e a disciplina são pontos trabalhados constantemente. Não há espaço para o "depois" nem para o cansaço que claramente há de aparecer.

Ocorre que quando se há um objetivo na vida, é necessário fazer escolhas, abdicações... eu escolhi me olhar no espelho e dizer: VENCI! Pelo meu esforço e dedicação. Pelo método ABAYOMI de aprovação, ensinado, reitero, pela brilhante Dra. Chiara Ramos. Sou grato por tê-la conhecido. Grato por ter tido a delicadeza de entender meus pontos fracos e nortear meus estudos. Vi, pouco a pouco, meu percentual de acertos aumentarem. Fazendo provas em casa, percebi que o dia da prova que se presta o concurso do qual você estudou não existe nervosismo (que muitas vezes me derrubou). Você apenas senta e faz a prova com a PLENA certeza de que vai dar certo. É mágico.

Travamos, diariamente, pequenas e grandes batalhas nesta guerra que é a nossa vida. Porém, SEMPRE HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL. Não desistir é a chave. Ter fé é o segredo. Permanecer de pé te faz alcançar a vitória. Tudo no tempo certo. Mas nunca, NUNCA deixar de caminhar. Os caminhos que Deus nos dá é rico de aprendizados. E o que mais ensina é a trajetória, não a linha de chegada.

Gratidão.

A Deus e aos Santos!

À Família.

Ao ABAYOMI, que leva a sabedoria do UBUNTU no coração: juntos, somos fortes. Somos UM."


Ramon Demetrio Barbosa Ferreira


72 visualizações0 comentário
bottom of page