top of page

Clareza mental: o ponta pé inicial rumo ao seu objetivo


Como coach da Abayomi, sempre me deparo com a inquietação das nossas alunas e alunos sobre o retorno aos estudos e o direcionamento ao universo dos concursos. Essas pessoas anseiam em saber o que estudar, como estudar e acreditam que a resposta estará em meio aos livros, um triste engano. Assim como todo novo projeto, começar os estudos para concurso exige um trabalho de clareza mental.


Para conquistar os seus objetivos, você precisa ter claro em sua mente o que é importante para você, entender qual é o seu propósito e o que te motiva, sem as confusões mentais acumuladas em nosso cotidiano. Vivemos em um mundo extremamente acelerado e, consequentemente, nossas mentes são rapidamente sobrecarregadas.


Quantas vezes atribuímos a falta de foco à nossa perda de produtividade e/ou a incapacidade de pensar ordenadamente?


Ryan Jones, em seu livro Clareza Mental Express, listou os diferentes tipos de desordem mental para compreendermos o quanto congestionamos nossa mente:

  • Conversa interna negativa: Ocorre quando você diz a si mesmo que o seu objetivo/sonho é impossível, está intimamente ligada com a baixa autoestima.

  • Preocupante: Preocupações todos temos, inclusive é uma ferramenta de segurança importante, todavia preocupações crônicas pode se tornar viciante e compulsiva.

  • Medo: O medo também é uma importante ferramenta de segurança que em excesso pode se tornar paralisante.

  • Culpa: A culpa e a vergonha podem ocupar um grande espaço em nossas mentes, quando não desapegamos das más escolhas do passado.

  • Arrepender: Comumente nos concentramos mais no resultado de uma situação e menos do que foi com uma única experiência. Assim ficamos presos no passado.

  • As notícias: Com a pandemia mundial o Brasil virou um enorme caos, o excesso de notícias negativas também é um gerador de gatilhos.

  • Dinheiro: A falta de dinheiro e a desorganização financeira é um grande gerador de gatilhos e preocupações.

Felizmente, existem maneiras de treinar o seu cérebro para desacelerar e concentrar. Confira algumas maneiras de limpar a desordem mental:

  • Pratique a respiração consciente: Concentre-se em expirar e inspirar o youtube disponibiliza alguns vídeos como: respiração diafragmática guiada, respiração em 4 tempos dentre outras.

  • Exercício físico: A atividade física ajuda o corpo a funcionar melhor, e isso inclui o seu cérebro. Além, de aumentar a produção de endorfinas no cérebro sendo cientificamente comprovado seus benefícios.

  • Comece a escrever mais: Ao retirar da mente o que povoa a nossos pensamentos o peso da atividade do cérebro é expurgado.

  • Leia um livro: Um livro edificante permite que escapamos da realidade caótica.

  • Crie listas: Diariamente liste tudo que você precise fazer, mantenha ela do seu lado de forma que possa alterar caso seja necessário, lembre-se a mente é espaço para criação, não congestione com informações desnecessárias.

  • Diga não a interrupções: Reserve um tempo para aquelas interrupções que são necessárias para lidar prontamente e adie aquelas que podem ser resolvidas posteriormente, um grande exemplo são as notificações do celular, desative-as e determine horários para verificar, todas de uma vez.

  • Fuja da procrastinação: Adiar compromissos importantes, esperando um momento ideal acaba acumulando funções, cumprir tarefas é bom para sua mente. Não negocie com a sua mente, conte 1,2,3 e execute.

Não ignore a desordem mental uma mente turva, ou seja, cheia de pensamentos não contribui para o nosso bem-estar e não irá ajudar a alcançar as nossas metas. Desprenda do passado para conquistar o seu futuro é de suma importância nutrir nossas mentes com as melhores informações.


Escreva sempre, sobre como você se sente, registre seus sentimentos e emoções, esse registro é essencial para obter a clareza mental não tenha medo de dar um passo para trás e ver como você se sente.


Lembre-se que: tudo aquilo que não te edifica se torna uma distração, então aprenda evitá-las e assim você vai conquistar um estado permanente de clareza mental, obtendo foco para conseguir seus objetivos.


Juliana Lima

Advogada e Coach Abayomi


*Este artigo é produzido com o apoio do Fundo Baobá, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Ele reflete a opinião da Abayomi Juristas Negras e não dos apoiadores que contribuíram com sua produção.


302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu o edital da Defensoria Pública da Bahia!

No final do mês de maio, foi publicado o edital da Defensoria Pública da Bahia, publicado pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC). A prova terá quatro etapas: prova objetiva seletiva (eliminatória e c

bottom of page