• Juliana Lima

PROCRASTINAÇÃO: você a domina ou ela te domina?

Sabe aqueles planos/sonhos que colocamos no armário e utilizamos como desculpa a nossa falta de tempo? O que te impede de iniciar os seus estudos hoje? Parece clichê, mas o seu “eu do futuro” será grato pelas boas decisões que você toma hoje.


Neste período de quarentena, muitos falam que estão com tempo ocioso, utilizando-o em redes sociais e no universo das lives, mas poucos procuram fazer bom uso deste “tempo extra”. Mas, se você está no grupo daqueles que tem como sonho um cargo público e ainda não iniciou seus estudos, é provável que tenha uma mente procrastinadora.


Mas, o que é procrastinação? É o ato de postergar uma atividade mais importante em detrimento de outra atividade menos importante que seja mais prazerosa ou com menor complexidade. Ainda não conseguiu visualizar o comportamento procrastinador?


Vamos imaginar que você determinou que iria começar a ler a Lei de Introdução ao Direito Civil Brasileiro, mas, antes de começar a meta, você achou melhor verificar sua caixa de e-mail pois poderia ter algo importante. Após isso, percebeu que havia notificações no WhatsApp e que em uma delas você recebeu um link, que te levou ao Instagram onde passou mais meia hora entre fotos e vídeos. “Foi só uma olhada rápida nas redes sociais, que mal há?” Quando decide então iniciar os estudos, percebe que precisa de água e algo para petiscar e, após buscar, começa a organizar a agenda do dia, da semana, do mês, decide organizar a vida. “Pronto! Agora é só olhar o e-mail mais uma vez, fazer o almoço e dar uma arrumada na casa... depois eu prometo que vou estudar!”. E quando percebe, o dia inteiro passou e você não saiu da aplicação da eficácia lei no tempo. Sinto lhe informar, mas esse é um ciclo de um procrastinador.



Reconheceu-se nesta situação? Calma, há métodos científicos que demonstram a possibilidade de transformar uma mente procrastinadora. A priori é necessário que você retome seu controle racional e vença a negociação com seu cérebro, pois ele sempre te dirá que você merece um descanso ao invés de ler livros, fazer resumos e realizar questões. É necessário assumir o controle e decidir que a sua meta é prioridade acima do seu prazer. Uma ótima forma de fazer isso é o Método “1, 2, 3 e já”, quando for o horário designado para o início do estudo conte 1, 2, 3 e COMECE. Não pense que a atividade é aquela matéria indesejada, ou que o edital ainda não foi publicado, ou qualquer outra possibilidade de negociação, simplesmente comece.


Outra forma é sistematizar suas tarefas. O ideal é determinar o horário fixo para seu estudo diário e, após isso, definir submetas fáceis de serem cumpridas, visando assim, ao fim deste período, o cumprimento daquela meta maior. Exemplo: Hoje minha meta será a Teoria do Poder Constituinte, então eu divido esta meta em 4 submetas: 1- poder originário; 2- poder derivado; 3- poder difuso e; 4- supranacional. Dividido desta forma, você consegue enganar o seu cérebro de forma que ele acredite que esta tarefa é mais fácil.


A “guerra” com sua mente procrastinadora é uma guerra diária.



Outra técnica mundialmente conhecida para lidar com a procrastinação é o método pomodoro, que funciona da seguinte forma: primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos, quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim, sucessivamente, até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos. Nesse intervalo, você pode comer, beber um copo d’água, fazer um alongamento, exercício físico ou apenas relaxar da forma que achar melhor. Lembrando que uso do celular nestes intervalos não é recomendado, pois te deixará ansiosa ao retomar a meta de estudo.


Por fim, é necessário fortalecer o Poder do Hábito. No livro best seller, o autor Charles Duhigg montou uma teoria onde tudo começa com uma deixa, um estímulo que manda o cérebro entrar no modo automático, indicando qual hábito deve ser usado a partir dali. Isso leva a uma rotina, que significa a forma como executamos a deixa. Em seguida vem a recompensa, que ajuda o cérebro a saber se vale à pena ou não memorizar esse loop para o futuro. Lembrando que, conforme afirmações dos especialistas, para que o hábito seja solidificado, é necessário realizá-lo por 21 dias.


Agora que você já conhece algumas técnicas, não deixe que a procrastinação te domine. Vença-a e, junto conosco, conquiste sua aprovação!



Juliana Lima

Advogada



*Este artigo é produzido com o apoio do Fundo Baobá, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco.

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© 2020 por ABAYOMI Juristas Negras. Fotos de Luana Cruz (@luanacruzfoto).
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