top of page

Gerenciamento de tempo: estratégias para vencer a procrastinação e organizar um rotina sustentável


No início da quarentena, abordamos o tema procrastinação e hoje, com a flexibilização do isolamento, gostaria de apresentar algumas ferramentas que irão te ajudar a gerenciar o seu tempo, possibilitando o equilíbrio dos pilares de sua vida, mantendo uma rotina realmente sustentável, diferente destas vendidas nos livros de autoajuda.


Gestão do tempo, ou gerenciamento do tempo, basicamente é a prática de administrar o tempo disponível para cumprimento do que é necessário. Sabe aquele provérbio chinês? “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.”


Este novo normal que vem sendo comercializado, tem imposto uma grande responsabilidade sob os nossos ombros, não é mesmo? Então, como lidar com os compromissos profissionais, estudar em busca dos nossos sonhos e ainda ter uma vida social/familiar? Te respondo: com organização.


Mas é necessário entender não existe uma fórmula mágica e que aqui não venho trazer uma receita que irá potencializar sua produtividade e, com uma só palavra, você se torna uma super-heroína faz tudo. Não, esse não é meu papel.


Sabemos que ao nosso povo sempre foi romantizado uma sobrecarga de trabalhos, colocando isto como nossa principal qualidade, mas nos últimos tempos temos tomado à consciência sobre as nossas fragilidades.


Então, o que venho apresentar são ferramentas que poderão te ajudar a organizar seu tempo de maneira que você tenha uma rotina sustentável, que você entenda que trabalhar é extremamente necessário, mas também que é necessário comer e ter um tempo com os seus. Sem mais, vamos a lista:


Organização em quadro de tarefas

É a forma mais prática e acessível para organizar a semana, sendo uma ótima alternativa para aquelas pessoas que são autônomas. Porém, há técnicas que facilitam e aperfeiçoam suas funções, como a técnica 5W2H, que é a mais conhecida e trata de cinco perguntas que, ao serem respondidas, facilitará a organização de sua semana:

1- O que será feito?

2 - Por que será feito?

3- Onde será feito?

4- Quando deverá ser feito?

5- Por quem será feito?


Matriz de gerenciamento de tempo

É uma ferramenta visual que ajuda a priorizar e administrar as horas do dia de acordo com o que realmente importa, ela também é conhecida como Matriz de Eisenhower.

URGENTE: são as atividades com um curto prazo.

IMPORTANTE: são as atividades que vão ter resultados e te levarão para mais perto de algum objetivo.


Existem ferramentas que poderão te dar suporte para o controle de suas atividades, que são:


Trello

Esta ferramenta é muito utilizada nas empresas, sendo muito útil para acompanhar os processos e assim saber como está o andamento das tarefas e com o que você anda ocupando maior parte do seu tempo. Com colunas que dividem as tarefas como pendentes, em progresso e concluídas, esta ferramenta é uma ótima também para o controle do início do projeto, trabalho e conclusão da tarefa associada.


Clokify

É uma excelente ferramenta para gerenciamento de tempo, com ela é possível acompanhar relógios e cronogramas online, determinar tempo para atividades, cadastrar clientes e até diferentes projetos. E o melhor, a plataforma também gera relatórios detalhados para que seus usuários possam acompanhar o próprio desempenho e o melhor é inteiramente gratuita.

Bom, é isso! Espero que estas ferramentas possam ajudar a organizar sua rotina.


Eu tenho a ciência que, infelizmente, nem todos dos nossos tem o privilégio de ter como opção, pois são sobrecarregados pelo sistema. Mas, se para você é possível, organize sua rotina, que seus sonhos se tornarão possíveis.



Juliana Lima

Advogada


*Este artigo é produzido com o apoio do Fundo Baobá, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Ele reflete a opinião da Abayomi Juristas Negras e não dos apoiadores que contribuíram com sua produção.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu o edital da Defensoria Pública da Bahia!

No final do mês de maio, foi publicado o edital da Defensoria Pública da Bahia, publicado pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC). A prova terá quatro etapas: prova objetiva seletiva (eliminatória e c

bottom of page