top of page

Os 5 pilares da Inteligência Emocional


De acordo com a psicologia, Inteligência Emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.


Aprender a desenvolver a inteligência emocional é fundamental para a vida, pois possibilita o controle dos nossos impulsos e sentimentos, sendo possível dominar sensações de ansiedade, depressão ou explosão.


A inteligência emocional possui cinco pilares e entendê-las é o primeiro passo para desenvolvê-las e praticá-las diariamente. É assim que você poderá ter maior controle de suas emoções, facilitando a construção de relações saudáveis e tomada de decisões.


Conheça abaixo, os cinco pilares definidos por Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”.


Conhecer as próprias emoções


Conheça a si mesma. É importante conhecer e analisar suas emoções e as ações que você têm como resposta a cada estímulo interno e externo.


Qual o real motivo de sua ansiedade e quais sentimentos ela esconde? Quais são os sentimentos que te apavoram ou te fazem feliz, e porquê? Reconhecer seus sentimentos é o primeiro passo para desenvolver a Inteligência Emocional, pois é preciso conhecer suas emoções para gerenciá-las.


O que acha de anotar os seus sentimentos todos os dias? Assim, você conseguirá percebê-los e entender suas reações com mais facilidade.


Controlar as emoções


Após reconhecer suas emoções, será necessário analisá-las e trabalhá-las. Como você reagiu a cada sentimento? Como precisa melhorar?


Existem dois conceitos para controlar as emoções: a autopercepção, que se refere ao que entendemos e percebemos, e a heteropercepção, que trata-se do modo como os outros enxergam a mesma situação.


Seja positivo! Conhecer também a percepção do outro é fundamental para trabalhar sua Inteligência Emocional. Assim, você consegue entender a melhor forma de emitir mensagens, evitando assim entendimentos distorcidos.

.

Automotivação


Ao conhecer suas emoções, você conseguirá usá-las ao seu favor, sendo capaz de atingir seus objetivos.

Que tal ser otimista? Isso é essencial.


Empatia


Coloque-se no lugar do outro. Entenda o porquê o sentimento do outro gera uma determinada reação e/ou emoção.


Ser empático é fundamental para a Inteligência Emocional, pois a empatia é importante para a melhoria das relações humanas e possibilita ver as situações em diferentes ângulos, entendendo os desejos e as motivações do outro.

Saber se relacionar interpessoalmente


Sabe aquele ditado “Ninguém é capaz de ser feliz sozinho”? Pois é. Não somos seres sozinhos e é por isso que precisamos ter boas relações com pessoas à nossa volta. Use a empatia, o autocontrole e o autoconhecimento para facilitar o seu relacionamento interpessoal.



A Inteligência Emocional possibilitará que você ultrapasse barreiras que antes te impediam de realizar atividades, de conquistar objetivos e de realizar sonhos. Quantas vezes você já deixou com que suas emoções tomassem conta de você, em momentos de extrema importância?


Use essas ferramentas e veja o quanto sua vida pode melhorar, o quanto você se tornará mais produtiva e confiante. Não desanime!


Se você deseja aprender mais sobre Inteligência Emocional e outras ferramentas que podem te auxiliar em sua preparação para exames e concursos públicos, conheça nossa Metodologia Abayomi de Aprendizagem e nossa formação Abayomi Black Coaching.



Gabriela Tanabe





*Este artigo é produzido com o apoio do Fundo Baobá, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Ele reflete a opinião da Abayomi Juristas Negras e não dos apoiadores que contribuíram com sua produção.


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu o edital da Defensoria Pública da Bahia!

No final do mês de maio, foi publicado o edital da Defensoria Pública da Bahia, publicado pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC). A prova terá quatro etapas: prova objetiva seletiva (eliminatória e c

bottom of page